Na manhã do dia 29 de novembro, um carro Volkswagen Polo que trafegava na rua Henrique Muzzio, na região do Grajaú, na zona sul de São Paulo, colidiu com a traseira de um ônibus, resultando no resgate de um idoso de 69 anos que estava mantido refém dentro do porta-malas.
Conforme o relato da vítima, que não teve a identidade revelada, quatro homens invadiram seu sítio no começo daquele dia. O idoso foi amarrado e ficou cerca de três horas recebendo ameaças dos suspeitos, que, apontando-lhe uma arma de fogo, exigiam a senha dos seus cartões bancários e tentavam passá-los em maquininhas.
Como o idoso alegava não se lembrar das senhas, os sequestradores o colocaram dentro do porta-malas do Polo e partiram, passando todo o percurso ameaçando-o de morte e pressionando-o para que falasse as senhas, segundo informações repassadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Em dado momento, uma equipe de Radiopatrulhamento da Polícia Militar avistou o veículo em uma área de vegetação e suspeitou da situação. Quando os agentes tentaram abordar os quatro homens que estavam no carro, dois deles desembarcaram e fugiram a pé, enquanto os outros dois deram a partida e fugiram dirigindo.
Com isso, a equipe policial perseguiu o automóvel por cerca de 20 minutos, até que avistou uma pessoa dentro do porta-mala.
Ao chegar na região do Grajaú, os criminosos perderam o controle do carro e colidiram com um ônibus, possibilitando a abordagem policial. Os dois suspeitos, de 28 e 30 anos, foram detidos em flagrante.
Tanto eles quanto a vítima precisaram ser encaminhados a uma unidade de saúde, por conta de ferimentos sofridos com a colisão. Os suspeitos já receberam alta e estão presos; a vítima, por outro lado, permanece internada, mas foi ouvida pelas autoridades.
Dentro do Polo, a polícia apreendeu três celulares, uma pistola, um carregador com seis munições intactas, três máquinas de cartão de crédito e documentos e canhotos bancários da vítima. Todo o material será periciado, assim como o veículo.
O caso foi registrado no 101º DP (Jardim Imbuias) como roubo, extorsão, posse ou porte ilegal de arma de fogo, desobediência e colisão de veículo. As investigações continuam, para que se localize os outros dois envolvidos.
____________________
Por Isabel Bergamin Neves
Contato: investigacao@medialand.com.br