Um advogado de 45 anos foi preso preventivamente, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, na manhã de terça-feira, 19 de julho, suspeito de falsificar decisões judiciais e de praticar estelionato, segundo informações da Polícia Civil. A ação contou com a presença da Comissão de Prerrogativas da OAB do Rio Grande do Sul.
A delegada responsável pelas investigações, Jeiselaure de Souza, afirmou que uma vítima registrou boletim de ocorrência, informando que o advogado havia apresentado uma decisão judicial que estabelecia o pagamento de uma fiança correspondente à concessão de liberdade provisória e honorários, no valor total de R$ 89 mil.
A família fez o pagamento ao advogado, mas logo percebeu que se tratava de um golpe, o que foi confirmado pelo Poder Judiciário.
Jeiselaure disse, ainda, que o homem possui antecedentes criminais por delitos semelhantes, praticados em Porto Alegre, Região Metropolitana e em São Paulo, além de que o advogado estava sendo monitorado por tornozeleira eletrônica.
O delegado Rodrigo Bozzetto, diretor da 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, informou que a Polícia Civil está comprometida com a repressão qualificada e investigação de crimes, especialmente quando há violação do patrimônio das vítimas e ao sistema de Justiça.
O suspeito foi levado para a 1ª Delegacia de Polícia de Viamão e, na sequência, será encaminhado ao sistema prisional.
Por Cláudia Nakazato