O aposentado Pedro Fernandes Aparecido, de 64 anos, foi assassinado em dezembro de 2023, após uma briga com a ex-mulher, Vânia Cristina Farhat, e o atual marido dela, José Pereira Neto. O corpo do homem foi encontrado cinco meses depois, em 23 de maio deste ano, enterrado em uma mata em Lima Duarte (MG).
Segundo as investigações, Vânia queria ficar com uma chácara do ex-marido, e iniciou uma discussão junto com o atual companheiro contra a vítima. Os suspeitos estavam embriagados e partiram para uma luta corporal com Pedro, até que o acertaram fatalmente na cabeça usando uma ferramenta.
Após o crime, os suspeitos enterraram o corpo da vítima em um buraco na mata de Lima Duarte. Em seguida, ficaram foragidos em uma mata em Liberdade, também em Minas Gerais, junto com o filho de 15 anos de Vânia, fruto de outro relacionamento.
Segundo a Polícia Civil, o casal embebedou o adolescente para levá-lo para a mata, revelando o que havia acontecido somente quando chegaram ao local. Na época, a irmã do garoto, filha mais velha da suspeita, chegou a prestar queixa do desaparecimento dos familiares.
O trio passou três meses escondido na mata, vivendo em condições precárias. José construiu uma casa de pau a pique para se abrigarem, e ia de vez em quando para a cidade comprar mantimentos. Segundo relatos, o adolescente chegou a emagrecer 30 kg durante o tempo que passou na mata.
Quando o garoto disse que não suportava mais viver daquela forma, eles saíram do abrigo e caminharam cerca de 70 km em uma rodovia, até que chegaram a uma fazenda isolada e passaram a trabalhar no local. O plano do casal era viver longe da sociedade e construir uma vida nova. Porém, dois meses depois, uma denúncia anônima indicou a localização dos suspeitos, que foram presos pelas autoridades.
Em depoimento, o casal confessou o crime, indicando a localização do cadáver da vítima. O corpo foi encontrado em avançado estado de decomposição e encaminhado para Belo Horizonte, para passar por exames de DNA. Vânia e José foram autuados por homicídio e ocultação de cadáver, e o adolescente está sob os cuidados da irmã mais velha.
____________________
Por Isabel Bergamin Neves
Contato: maimoreira@newsic.com.br