Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), cerca de 687 crianças e adolescentes desaparecem por ano na região. Nos últimos seis anos, mais de 4,2 mil pessoas com menos de 17 anos foram reportadas como desaparecidas na capital.
Nesse recorte dos últimos seis anos, Ceilândia é a região administrativa com a maior porcentagem de casos, representando mais de 15% das ocorrências. O Plano Piloto, área central de Brasília, está em sétimo lugar, com 212 ocorrências no mesmo período.
Do início de 2024 até o mês de abril, já foram registradas 132 notificações de desaparecimento de crianças e adolescentes. Nesse período, a região de Samambaia tem liderado o número de desaparecimentos, com 18 casos registrados até abril, uma média de quatro por mês.
Apesar do número significativo de desaparecimentos, a PCDF destaca que a taxa de pessoas localizadas é alta. Em 2023, 85% das 2.528 pessoas desaparecidas foram encontradas, totalizando 2.151 localizações até 30 de janeiro de 2024.
Para combater o problema, o Ministério da Justiça implementou o Amber Alert em todo o país. Esse sistema de alertas urgentes é ativado em casos de desaparecimento de crianças, utilizando plataformas como Instagram e Facebook para divulgar a descrição do menor desaparecido em um raio de até 160 quilômetros do local do desaparecimento. Atualmente, cinco alertas estão ativos, incluindo o caso de Gerson Vaz da Silva Neto, de 9 anos, desaparecido em 04 de maio, em Taguatinga.
A PCDF também utiliza o programa de Progressão de Idade, que aplica técnicas de crescimento e envelhecimento facial para mostrar a provável aparência atual de pessoas desaparecidas há mais tempo. O laboratório da PCDF possui um banco de dados com 19 pessoas desaparecidas há pelo menos sete anos, incluindo casos desde 1995.
Qualquer delegacia pode registrar uma ocorrência de desaparecimento, e a PCDF disponibiliza quatro meios para recebimento de denúncias: denúncia on-line; a opção 0 do telefone 197; o e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br; e o WhatsApp (61) 98626-1197.
______________________
Por Mai Moreira
Contato: maimoreira@newsic.com.br