Pesquisar
Vítima

O estado do Kansas deverá indenizar em US$ 1 milhão a família de Adrian Jones, um menino de 7 anos que foi morto em 2015, na cidade americana de Kansas (EUA), depois de ter sofrido diversos maus-tratos pelo pai e não ter sido salvo pelo Departamento de Crianças e Família da região.

A ação contra o estado foi iniciada em 2017, após familiares da vítima afirmarem que a agência estadual deveria tê-lo removido do lar abusivo antes que ele fosse morto. A decisão foi deferida pela governadora Laura Kelly e outros líderes legislativos do estado do Kansas, durante um acordo a portas fechadas realizado no dia 14 de março.

Adrian morreu de fome depois de ter sofrido diversos maus-tratos, em diferentes ocasiões, pelo pai biológico e pela madrasta. O corpo da criança morta foi jogado aos porcos e só foi descoberto dias depois. Os criminosos foram condenados à prisão perpétua.

Antes de morrer, a criança realizou diversas ligações para assistentes sociais de pelo menos dois municípios onde morou. Nas gravações das ligações, é possível ouvir o relato do menino sobre como ele era espancado e negligenciado em casa. Em decorrência disso, a família de Adrian entrou com ações civis contra os estados de Kansas e Missouri.

Em 2017, o jornal The Star obteve registros que comprovam que o menino relatou às autoridades estar sendo abusado fisicamente em casa. Em 2013, a criança disse a um policial funcionário da Divisão Infantil do estado de Missouri que o pai o chutava com tanta força na nuca que um “ossinho saía”.

“Meu pai continua me batendo na cabeça e me socando no estômago e minha mãe continua puxando minhas orelhas e isso dói muito. Mamãe e papai me trancam sozinho no meu quarto. Mamãe e papai não podem me alimentar”, disse a criança em seu relato.

Um projeto de lei para proteger as crianças de abusos no Kansas foi aprovado em 2021. A “Lei de Adrian” exige que policiais e assistentes sociais observem visualmente as crianças supostamente vítimas de abuso ou negligência.

_______________________

Por Mai Moreira
Contato – maimoreira@newsic.com

Compartilhe:

Notícias relacionadas