Por Mai Moreira
Contato – maimoreira@newsic.com.br
O corpo de Fernando dos Santos Gomes, de 25 anos, foi encontrado com sinais de tortura e com os membros amarrados por braçadeiras no dia 05 de fevereiro, no Ramal do Mutum, zona rural de Rio Branco. A vítima foi localizada por moradores da região, que acionaram as autoridades.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi o primeiro a ser acionado e, quando chegou até a vítima, constatou o óbito. A Polícia Militar e o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) também estiveram no local.
O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado, e uma equipe de peritos realizou todos os procedimentos periciais e recolheu o corpo, que foi encaminhado ao IML de Rio Branco. De acordo com a perita Simone Haeser, foram identificadas várias marcas de queimaduras por todo corpo, possivelmente feitas por um ferro de passar roupas, e concluiu-se que o corpo estava no local havia, pelo menos, 24 horas.
A perita também informou que a vítima possuía um ferimento na região das costas, provocado por arma branca. No entanto, Haeser acredita que a causa da morte tenha sido um forte trauma na região da cabeça, provavelmente ocasionado por pauladas, fazendo com que a vítima sangrasse muito.
Segundo a apuração da polícia, Fernando era foragido da Justiça do estado do Acre, possuindo um mandado de prisão, expedido em 16 de agosto de 2023 pela comarca do município de Sena Madureira, com a tipificação de estupro de vulnerável.
Informações para a elaboração do relatório sobre o homicídio foram colhidas pelos agentes da Equipe de Pronto Emprego (EPE), e o caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).