Um recém-nascido morto foi encontrado enterrado no quintal de uma residência no Morro da Glória, no município de Laguna, em Santa Catarina, no dia 18 de junho. O namorado da mãe da criança, um homem de 27 anos, confessou às autoridades ter enterrado o corpo.
O caso foi descoberto quando a mãe do bebê, de 21 anos, deu entrada no Hospital Nossa Senhora da Conceição, no município de Tubarão. A equipe médica notou que a jovem apresentava sinais de ter realizado um parto, mas estava sem a criança. Assim, os funcionários acionaram a Polícia Militar.
Os agentes questionaram a jovem e o namorado dela, que a acompanhava. Foi descoberto que a mulher havia parido na residência do casal, em Laguna, e o homem confessou ter enterrado o bebê no quintal da casa, na manhã do mesmo dia.
Com equipes das Polícias Civil e Científica, foi desenterrado o corpo do bebê, que estava em uma cova rasa e envolto em sacos de lixo. O cadáver e o local foram periciados, e a polícia aguarda os laudos para determinar as circunstâncias do crime.
No interior da residência, os agentes encontraram mais de 500 gramas de cocaína, 200 gramas de maconha, 35 gramas de joias em ouro e mais de R$ 19 mil em espécie, além de materiais comumente usados para o tráfico de drogas.
O suspeito, que possui antecedentes criminais por envolvimento com drogas, foi preso e encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Laguna. Já a mãe do bebê segue hospitalizada, permanecendo sob escolta policial até que sejam apurados os fatos. Ainda não se sabe se o bebê foi morto após o parto ou se já nasceu sem vida.
As investigações estão sendo conduzidas pela Delegacia de Proteção à Criança, Mulher e Idoso (DPCAMI), que considera a possibilidade de três crimes: aborto, infanticídio e ocultação de cadáver. Segundo o delegado do caso, Tiago Reis, também será apurado se o suspeito preso é o pai do bebê morto, informação da qual ainda não há confirmação.
_________________________
Por Isabel Bergamin Neves
Contato: maimoreira@newsic.com.br