Pesquisar
Imagem ilustra a capa da série documental.

Após o apresentador Fausto Silva passar por um quadro clínico grave de insuficiência cardíaca e necessitar de um transplante de coração, e o músico MC Marcinho morrer depois de ficar inapto para também receber um transplante do mesmo órgão, o assunto virou pauta nacional. 

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, mais de 65 mil brasileiros estão à espera por um transplante. O Brasil é o segundo país que mais realiza o procedimento, atrás apenas dos Estados Unidos, que possui um sistema privado.

Quase 26 mil cirurgias de transplante foram realizadas no Brasil em 2022, das quais 359 eram de coração, segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos. 

A série documental “Transplantes”, uma produção da Medialand, apresenta a realidade de médicos e pacientes na corrida contra o tempo para conseguir realizar um transplante de órgãos. 

Os episódios apresentam a vida pessoal de cada personagem que espera (ou esperou) o momento de sua cirurgia. Os entrevistados contam toda a sua trajetória, como as dificuldades, frustrações e vitórias de cada caso. 

Os médicos especialistas participam da série a fim de explicar as novidades da área médica, as possibilidades atuais, as previsões futuras de tratamento e, ainda, a realidade da doação de órgãos no Brasil.

A primeira temporada é composta por 12 episódios, de 23 minutos cada. Ao todo, foram entrevistados 30 médicos e 24 pacientes, em gravações realizadas em centros de excelência de transplantes como o Hospital das Clínicas de São Paulo, Hospital Leforte, Hospital Oswaldo Cruz, GRAAC e Incor. 

A série “Transplantes” conta com a direção geral e produção executiva de Carla Albuquerque, jornalista, documentarista e membro da International Emmy Awards Academy (IEMMY).

Para assistir, basta acessar o Prime Video: https://www.primevideo.com/detail/Transplantes/0HSWV64RDIUZMLGNVYK3LW9FLL.

Compartilhe:

Notícias relacionadas