Ronnie Esteves, de 28 anos, vizinho de Fernanda Aline Reinard, de 25 anos, foi preso no dia 21 de março, suspeito pela morte da jovem. Ela foi esfaqueada, asfixiada com um fio de extensão de um ventilador e estuprada. O crime aconteceu no dia 10 de março, em Itoupava Central, em Blumenau (SC).
No dia do crime, a vítima, que morava em um complexo de quitinetes, chegou à sua residência por volta das 02h da manhã, após sair de uma festa. Às 04h40min, uma câmera de segurança do terreno ao lado registrou o momento em que uma luz é acesa no local do crime.
O homem conseguiu entrar na casa da vítima passando o braço por uma janela basculante que estava entreaberta. Ao invadir a residência, de acordo com a confissão do suspeito, ele ficou um tempo observando Fernanda, que estava deitada de lado, e depois a atacou pelo pescoço.
No vídeo captado pela câmera de segurança, é possível ouvir a vítima gritando e pedindo socorro por 10 minutos, até que fica silêncio novamente. Durante esses 10 minutos, a jovem lutou com o agressor, mas foi esfaqueada quatro vezes na região esquerda do pescoço.
Com a vítima desfalecida, o suspeito a estuprou e, depois do abuso, estrangulou ela com o fio do ventilador. Após a violência, o homem ainda tomou banho na casa de Fernanda e levou consigo uma televisão. Ele saiu do local da mesma forma que entrou.
O corpo da jovem foi encontrado no dia 11 de março, e o suspeito chegou a ser ouvido, mas foi liberado. Após a análise do vídeo da câmera de segurança, a polícia verificou que ninguém além de Fernanda havia entrado no local durante a madrugada. Por isso, a investigação se concentrou nos vizinhos.
Ao ser averiguada a ficha criminal de Esteves, os agentes identificaram que ele é alvo de uma investigação pelo assassinato de uma mulher em Joinville. Ele chegou a ser preso por esse caso, mas estava em liberdade.
O inquérito do caso de Joinville apresentava semelhanças no modus operandi do caso de Fernanda, o que levantou a suspeita das autoridades. Ao investigar o suspeito através da janela da casa dele, os agentes avistaram a TV da vítima.
Com mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, os policiais foram à residência do suspeito e pediram que ele realizasse o login na plataforma de serviço de streaming da TV. Quando isso foi feito, o nome de Fernanda apareceu na tela.
Ronnie Esteves foi preso e confessou o crime, descrevendo circunstâncias que corresponderam com as informações levantadas pela investigação. Ele foi encaminhado ao Presídio Regional de Blumenau, onde segue à disposição da Justiça e deve responder pelos crimes de homicídio qualificado, furto e estupro.
__________________
Por Mai Moreira
Contato – maimoreira@newsic.com