Por Mai Moreira
Júlia Peixoto Machado, de 13 anos, foi encontrada morta com perfurações pelo corpo, no estacionamento do antigo Shopping Tropical, no bairro do Melhado, em Araraquara, interior de São Paulo, na noite do dia 10 de outubro de 2023.
O suspeito, um adolescente de 14 anos, foi apreendido e confessou ter matado Júlia a facadas, sem nenhum motivo, agindo por impulso.
Em um primeiro momento, o menor negou o crime, mas após algumas horas, os pais do suspeito ligaram para a polícia, que foi até a residência. Depois de algumas contradições em conversa com os agentes, o menino assumiu a responsabilidade pelo assassinato da adolescente. O suspeito encaminhou os policiais até o local onde estava o corpo.
De acordo com a polícia, o menino seria namorado da vítima e alegou que uma outra menina teria participado do crime. A adolescente prestou depoimento, porém não há evidências de sua participação.
Segundo a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), o adolescente responderá por crimes de feminicídio e estupro de vulnerável, visto que teve relação sexual com a vítima antes de matá-la.
Júlia estava desaparecida desde o dia 09 de outubro, após a van escolar deixá-la na escola Augusto da Silva Cezar, do bairro São José. A menina não entrou para a aula e nem atendeu ao celular.
As últimas imagens captadas da menina viva foram feitas por câmeras de segurança, nas quais é possível vê-la circulando desacompanhada em ruas próximas ao Terminal Rodoviário.
O corpo de Júlia foi encontrado por policiais que estavam à sua procura. De acordo com os agentes, o corpo estava no fundo do antigo shopping, em um ponto coberto por mato e sujeira. O local foi periciado pela Polícia Científica a fim de se descobrir a causa da morte.
A DIG continuará a investigação a fim de descobrir se o autor do crime agiu sozinho ou se contou com a ajuda de outra pessoa.