Baseado na pesquisa para a quinta temporada do podcast Projeto Humanos, o autor revisita as investigações do caso dos meninos emasculados no Pará
Entre 1989 e 1993, oito meninos foram assassinados na cidade de Altamira, interior do Pará, e outros tantos foram dados como desaparecidos. As vítimas encontradas apresentavam algo em comum: tinham seus órgãos genitais cortados. Em outras palavras, foram emasculadas. Por anos, as investigações não avançavam. Diante de tanto abandono, para as famílias das vítimas não havia dúvida: pessoas poderosas estavam por trás dos crimes. Mas por que eles aconteciam?
Depois do sucesso de O caso Evandro, Ivan Mizanzuk chega às livrarias com O caso Altamira, publicado pela HarperCollins. O livro expõe as fragilidades e incongruências de uma investigação que encarcerou pessoas que até hoje se declaram inocentes. Mais uma vez, Mizanzuk tem como objetivo direcionar o olhar para um “outro Brasil” que, longe do eixo RJ-SP, nem sempre é tão observado.
O caso Altamira detalha de forma surpreendente conexões entre as autoridades locais, a elite de Altamira e a falta de estrutura para lidar com os crimes. Ivan também traz fatos inéditos, como a conversa com uma testemunha que afirma ter mentido em seu depoimento – que era uma das chaves para a investigação do caso.
Neste novo livro, temos, ainda, o retorno da emblemática figura de Valentina de Andrade. Acusada de ser a líder de uma seita que emasculava os meninos na região norte do país, Valentina já tinha sido citada nos autos dos casos Evandro e Leandro Bossi, os meninos assassinados em Guaratuba, no litoral do Paraná, em 1992.
Com transcrições de depoimentos e documentos oficiais, O caso Altamira dá voz à luta das vítimas e de suas famílias por justiça, mas também reflete um sistema falho que muitas vezes prefere esconder a verdade.
Sobre o autor:
Ivan Mizanzuk nasceu no Recife em 1983 e vive em Curitiba desde a infância. É produtor de podcasts, professor, escritor, jornalista independente e autor de O caso Evandro, inspirado na quarta temporada do podcast Projeto Humanos. A investigação de Ivan superou a marca de 9 milhões de downloads e levou à produção da série homônima no GloboPlay, indicada ao Emmy Internacional.
______________
Por Mayra Bragança