No dia 2 de junho, uma menina desnutrida de 3 anos foi resgatada em Rio Claro, interior de São Paulo. O pai, de 36 anos, afirmou que ele e a filha não se alimentavam há pelo menos 40 dias.
Depois da avó materna não conseguir mais contato com o pai para visitar a menina, a Justiça expediu um mandado para a visita. De início os oficiais de justiça foram até o condomínio que fica no Jardim Portugal mas foram proibidos de entrar. No dia seguinte, retornaram com a Guarda Municipal e o Conselho Tutelar. A criança foi encontrada no local bastante debilitada.
O guarda civil municipal de Rio Claro, Igor Rafael, que participou do resgate da menina desnutrida, relatou: “A situação era insalubre, complicada. A criança estava com uma fralda suja em um colchãozinho na sala no chão. A situação era a pior possível. Ela não se mexia, não tinha reação devido ao estado avançado de desnutrição”.
A menina ainda pesava 8 quilos e por conta de desidratação e desnutrição, tinha os ossos aparentes.
De acordo com relatos do pai à polícia, ele disse que decidiu ficar sem alimentação até que ambos morressem juntos.
A criança permanece internada sob cuidados médicos e passa bem. A mãe da criança já é falecida e a avó materna tenta na Justiça a guarda da menina. O pai da criança foi preso em flagrante por maus-tratos mas já foi solto.
Por Leo Soares