No dia 30 de setembro, uma mulher de 41 anos matou o companheiro, um homem também de 41 anos, com uma grelha de churrasco, na casa dela em Guarujá, litoral de São Paulo. A identidade dos envolvidos não foi revelada.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a própria mulher acionou as autoridades após o ocorrido, relatando que agiu para se defender, visto que o homem tentou atacá-la com uma faca.
Segundo o relato dela, naquele dia o casal recebeu dois amigos na casa, localizada no bairro Vila Julia, para um churrasco. Depois que os convidados foram embora, eles se envolveram em uma discussão, motivada por ciúmes, por volta das 3h da manhã.
Conforme o depoimento da mulher, a discussão evoluiu para uma briga, e o homem chegou a dar um soco no queixo dela. Em seguida, ele pegou uma faca e avançou na sua direção.
Para se defender, a mulher pegou a grelha da churrasqueira e a empurrou contra o peito do companheiro. Com isso, ele sofreu um ferimento no tórax, e ela prontamente acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), bem como a Polícia Militar (PM).
Quando os agentes chegaram ao local, a mulher levou eles até o quarto do casal, onde encontraram o homem caído no chão, ainda segurando a faca em uma das mãos. O médico socorrista confirmou o óbito, o qual foi provocado justamente pelo ferimento na região torácica.
A mulher relatou às autoridades que o casal estava junto há seis meses, e que o homem frequentemente demonstrava comportamentos agressivos contra ela, inclusive chegando a enforcá-la em certa ocasião.
A ocorrência foi registrada como tentativa de feminicídio, homicídio e legítima defesa na Delegacia de Guarujá, onde o delegado de plantão entendeu que de fato a mulher agiu para se proteger. Apesar disso, a Polícia Civil segue investigando o caso.
___________________________
Por Isabel Bergamin Neves
Contato: maimoreira@newsic.com.br