Traficante FB é condenado a 225 anos por ataque que derrubou helicóptero e matou três policiais

Na manhã do dia 21 de junho, após 22 horas de julgamento, o traficante Fabiano Atanásio da Silva, conhecido como FB, foi condenado a 225 anos de prisão por conta do episódio envolvendo a derrubada de um helicóptero da PM na zona norte do Rio de Janeiro. O ataque aconteceu no dia 17 de outubro de 2009, quase 14 anos atrás e três policiais a bordo do helicóptero morreram.

O ataque aconteceu após policiais entrarem em uma favela para intervir na guerra que acontecia entre traficantes do Comando Vermelho e a facção Amigos dos Amigos.

No tribunal do júri, os jurados julgaram FB como o responsável por ordenar e comandar a invasão ao Morro dos Macacos, em Vila Isabel, naquele ano de 2009. O traficante participou da sessão por videoconferência, de dentro do presídio federal de Catanduvas. FB foi condenado por 3 homicídios, 6 tentativas de homicídio e associação para o tráfico, além de 1200 dias de multa. A defesa disse que vai recorrer, alegando que trata-se de um processo defeituoso.

Outros 3 suspeitos já foram condenados pelo mesmo crime: Magno Fernando Soeiro Tatagiba de Souza, o Magno da Mangueira, e Leandro Domingos Berçot, o Lacoste, em 2022, e Luiz Carlos Santino da Rocha, o Playboy, em 2019. Michel Carmo de Carvalho, um quinto acusado, morreu antes do julgamento.

Para a promotora Carmen Elisa, a condenação de 225 anos para FB foi uma resposta à sociedade do Rio de Janeiro que tanto sofreu com esse crime.

Por Leo Soares

Compartilhe:

Notícias relacionadas